Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Wi-Fi gratuita para todos

“As pessoas pobres e analfabetas do planeta estão numa crescente desvantagem e correm o risco de serem deixadas para trás. A web adicionou uma nova dimensão no gap entre países do primeiro mundo e os que estão em desenvolvimento. Nós precisamos começar a pensar no direito de se conectar.”  

Tim Berners-Lee  (físico e cientista computacional, criador da WWW, 1955-)

Entre os serviços públicos que nosso governo deveria prover para os cidadãos deveria estar o acesso à internet Wi-Fi, gratuita, para todos. Muita gente ficou contrariada com o fato de que metade dos estádios da copa não vai oferecer acesso à internet, mas a questão é bem mais séria.

No Brasil, a maioria das escolas públicas não oferece acesso à internet para seus estudantes e quando isto ocorre é por meio de uma paupérrima banda-larga: “Em 26% das escolas públicas brasileiras, a velocidade gira entre 1 e 2 megabites (Dados de maio de 2013)”. Afinal, se os estudantes estão recebendo tablets, do que servirão estas ferramentas sem acesso à internet?

É fundamental que hospitais públicos ofereçam acesso Wi-Fi gratuita para seus pacientes, médicos e parentes. A conectividade irá permitir o compartilhamento de informações sobre o estado de saúde do paciente, o acompanhamento do quadro clínico e também trazer mais conforto para família dos doentes.

É fundamental que todos os órgãos públicos, em suas sedes e filiais, ofereçam Wi-Fi gratuita para que os cidadãos possam acessar bases de conhecimento, protocolos, processos e documentos. Isto certamente irá evitar filas e minimizar a burocracia.

É fundamental que os governos municipais ofereçam para população acesso à internet de forma ampla e gratuita. Segundo dados do IBGE, apenas 13% das cidades brasileiras oferecem Wi-Fi de graça, isto é vergonhoso.

O direito de se conectar deveria estar em pauta em nosso congresso nacional, pois é uma forma efetiva de promover a inclusão digital. Temos a difícil tarefa de fazer com que nossos políticos tomem ações efetivas. Mais bits e menos bola por favor.
 
Nota

O foco no acesso Wi-Fi faz sentido se imaginarmos o aumento do acesso à internet por meio de dispositivos móveis no Brasil. Segundo o IBGE, o crescimento do uso pessoal do celular por brasileiros com mais de dez anos foi de 107,2%. Para efeitos de comparação, os números de acesso à internet foram um pouco maior, com 143,8% de aumento. (Dados de Maio 2013)
 
Referências:
Governo impulsiona uso de tablet na escola
http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/29338/governo-impulsiona-uso-de-tablet-na-escola/
Brasil é o 72º colocado no ranking de inclusão digital
http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/brasil-e-o-72o-colocado-no-ranking-de-inclusao-digital
IBGE: uso de celular e internet cresceu mais de 100% no Brasil em seis anos
http://www.tecmundo.com.br/brasil/39797-ibge-uso-de-celular-e-internet-cresceu-mais-de-100-no-brasil-em-seis-anos.htm
 
Ricardo Murer
Follow: @rdmurer  – https://twitter.com/rdmurer
 
**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não refletindo a opinião da IInterativa.


Ricardo Murer (28 Posts)

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação e também mestre em Comunicação, ambos pela USP. Ele é especialista em estratégia digital e em novas tecnologias.



Comentários no Facebook