Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Top 5 erros de marketing em mídias sociais e como consertá-los

Marketing em redes sociais é um tema que vale muito a pena ser discutido.

Apesar dos grandes negócios envolvendo marketing, muitos marqueteiros cometem alguns erros nas mídias sociais que podem ser facilmente evitados. Aqui estão o 5 erros mais cometidos que requerem mais atenção:

1) Usar as métricas erradas.
Quando as pessoas são forçadas a lidar com algo que não entendem. Geralmente, elas tentam utilizar as mesmas regras utilizadas em outros arquivos e/ou posts similares. Um simples pensamento como este pode ser a rota de diversos erros desnecessários.

Muitos marqueteiros tentam medir o sucesso de suas campanhas através de fãs e seguidores. Isso é equivocado, uma vez que o alcance de suas publicações pode ser extremamente maior que seus fãs e seguidores, fazendo uma maior divulgação de sua(s) página(s).

2) Diferentes contas em redes sociais.
Descobriu-se recentemente que muitos seguidores de certa companhia estavam seguindo diversas contas diferentes, acreditando que aquela fosse a principal. Devido ao incômodo, esta companhia teve que desativar todos seus perfis a fim de resolver o problema.

Após a criação de certa conta, é necessária uma divulgação intensa para esta primeira, a fim de que os interessados saibam qual é a conta principal.

3) Fazer uma importante presença nestas redes sociais.
É de suma importância ter um perfil ativo, com posts diários, a fim de que seus fãs se interessem mais e mais pela sua empresa e posts. Alguns perfis não tem uma presença constante, fazendo com que seu seguidor esqueça da empresa.  Com isso, se faz necessário uma manutenção das atividades referentes às páginas nas redes sociais.

4) Falta de comunicação.
A falta de comunicação entre a área interna da própria companhia pode dificultar o crescimento das páginas da própria empresa. Algumas delas criam diversos departamentos especializados no marketing de suas páginas. Com isso, estes departamentos não se comunicam e ficam sem saber o plano de ação um do outro, o que pode ser feito e o que já foi feito.

5) Não ter um plano de ação.
Muitas empresas decidem entrar nas mídias sociais através do lado emocional, sem um plano de ação. O resultado é que algo improvisado sempre acaba indo ao ar. É necessário que as companhias tenham um plano de ação para a definição de metas e estratégias que serão tomadas a fim de uma boa obtenção de resultados.

Finalmente, os negócios podem acabar tomando um caminho malsucedido graças a estes erros comuns. O mais importante, é seguir as dicas que tem a finalidade de consertar os erros listados, para que sua empresa tenha fanpages no caminho do crescimento.

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não representando a opinião da IInterativa.

 


Jeff Bullas (20 Posts)

Jeff Bullas é formado em Comércio e Economia pela Avondale College. É consultor, instrutor, mentor e palestrante e trabalha com empresas e executivos para otimizar suas presenças online por meio do uso de canais de mídia social e outras tecnologias web e móveis.



Comentários no Facebook