Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Retrospectiva 2014 – De drones a bueiros conectados

2014, ano que tecnologia drone ou VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) começa a ser utilizada comercialmente em diferentes áreas: agricultura, mineração, logística, segurança, esportes e… selfies aéreos. Tomem nota: o mercado global de drones é estimado em 2.5 bilhões de dólares, com crescimento anual de 15 a 20%. Ano do sucesso da ESA (European Space Agency) e seu módulo Philae, que saltou da sonda Rosetta para pousar no cometa Churyumov-Gerasimenko, distante milhões de quilômetros da Terra. Da Copa do Mundo com tecnologia alemã da GoalControl GmbH, que finalmente eliminou a dúvida se “a bola entrou ou não no gol” e assistimos a bola entrar sete vezes, infelizmente. Foi o ano da caminhada frustrante de um passo do exoesqueleto do prof. Nicolelis, das câmeras compactas da GoPro, agora também conhecida sob o código GPRO da Nasdaq, empresa que vale algo próximo de 3 bilhões de dólares. Sem dúvida o ano da imagem digital, com o Instagram ultrapassando o Twitter em número de usuários, mais de 300 milhões. Este ainda não foi o ano dos smartwatches e mesmo com lançamentos da Sony, Samsung e do cebolão quadradão da Apple, o Apple Watch, nenhuma delas acertou.

Ano de eleições com urnas eletrônicas, denúncias de fraudes e uso diluvial das redes sociais pelos candidatos. 2014 foi o ano em que hackers invadiram a Sony, causando um prejuízo estimado em 100 milhões de dólares, revelando ao mundo futuros lançamentos e emails de altos executivos do estúdio, causando um mal-estar Hollywoodiano. Ano em que o moribundo Orkut saiu do ar, Zuckerberg afirmou que não vamos ter botão “não curti”, perdemos o engenheiro Ralph Baer, pai do videogame, um dos criadores do game Genius (chamado Simon nos Estados Unidos) e finalmente fizeram um filme sobre a vida do matemático e precursor da computação Alan Turing (The Imitation Game).
2014 foi o ano do brasileiro Andrei Speridião, designer que venceu o prêmio IDEA/Brasil com seu projeto “Bueiros Conectados”. O produto e aplicativo faz uso dos fundamentos da Internet das Coisas, e é capaz de conectar os bueiros da cidade aos cidadãos, criando um ambiente de mobilização e tomada de atitudes preventivas contra enchentes.
E fazendo um quase copy&paste do ano passado: Este é meu último post de 2014. Agradeço aos leitores pelos “likes”. Feliz 2015!

Notas
The Imitation Game não é o primeiro filme sobre a vida de Alan Turing. A TV britânica produziu em 1996 um telefilme chamado “Breaking the Code” e também o docudrama “Codebreaker” foi lançado em 2011.
Breaking the Code
Codebreaker
The Imitation Game

Referências
DILLOW, C. – Get Ready for Drone Nation. Forbes. October 8, 2014.
FLORÊNCIA, O. Tecnologia em prol da cidadania: conheça o projeto high-tec premiado que quer acabar com as enchentes. STARTUPI. Inovação. 24.04.2014

IDEA Brasil

Ricardo Murer
Follow: @rdmurer

[Créditos da imagem em destaque: Shutterstock]

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não refletindo a opinião da IInterativa.


Ricardo Murer (28 Posts)

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação e também mestre em Comunicação, ambos pela USP. Ele é especialista em estratégia digital e em novas tecnologias.



Comentários no Facebook