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Regras para as Redes Sociais

Compartilho um pequeno trecho do meu livro Planejamento Estratégico Digital.

A gente evolui como profissional, aprende mais, por que estuda mais, participa de congressos, dá aula e aprende com os alunos, participa de comunidades e aprende. Aprendemos o dia todo e o livro é uma reflexão do que aprendi – ainda mais – nesses anos desde que lancei a 1a versão.

Espero que gostem do trecho:

Algumas regras para ajudar no seu planejamento para as Redes Sociais:

1. Redes Sociais são relacionamento

a. Ninguém casa da noite para o dia, certo?

b. Relacionamento é baseado em conversas!

2. Consumidor fala e quer ser ouvido

a. Ida e volta. Pense sempre nisso.

b. A ida é fácil, as marcas postam qualquer coisa nas Redes Sociais, mas e a volta? Que é quando o consumidor responde.

c. É preciso ouvir isso e responder, as conversas da regra 01, a mais importante de todas.

3. Relações de confiança devem migrar para a web

a. Quando uma pessoa está satisfeita com a marca, ela posta nas Redes Sociais de forma espontânea.

b. Essa confiança deve permanecer eternamente

4. 10 minutos em Redes Sociais é uma eternidade

a. Ouça e responda rápido. Perder tempo nas redes é perder negócios!

5. Poucas pessoas falam, mas são capazes de altos impactos.

a. O grande mestre Araken Leão sempre me dizia: 3 pessoas falam, 30 reproduzem, 3.000 ouvem.

b. Essa é uma realidade das Redes Sociais, poucas pessoas falam, mas são capazes de construir ou destruir uma marca.

6. Ninguém gosta de pessoas egocêntricas

a. Marcas que só falam de si, com o passar do curto espaço de tempo, vão continuar falando se si

b. Mas para si mesmas

7. Fale o que as pessoas querem ouvir

a. Perfil da Tecnisa fala de mercado imobiliário, da Saraiva sobre livros, do iMasters sobre tecnologia da informação e da Chevrolet sobre carros. E pronto!

b. Por que a Saraiva falaria de futebol? Para ter uma audiência desqualificada? Não seria interessante…

8. Não fique fora das redes

a. Não são as empresas que controlam as redes

b. São as pessoas!

c. Ficar fora das redes é não ouvir o que as pessoas estão falando de você

9. Seja menos mídia e mais social

a. Redes Sociais são relacionamento e não mídia

b. Converse, ouça, ajude, se comunique com as pessoas

c. As redes vendem, quando o relacionamento está fortalecido

10. Calcule o ROI das Redes Sociais

a. Quanto vale a atitude da marca?

b. O relacionamento?

c. Tempo de interação?

d. Tudo isso, as vezes, vale mais do que dinheiro

11. Busque o engajamento

a. Pagamos R$ 400,00 em uma camiseta por que ela tem o logo da Empório Armani (uma das grifes mais elegantes do mundo) só para o mundo ver que vestimos uma Armani.

b. Isso é engajamento!

c. 86% das empresas acreditam que o engajamento é importante

d. 2% não. Esses 2% com certeza não sabem o que é internet

e. Engaje com vídeos, e-mail marketing, blogs, mobile, geração de conteúdo no site pelo usuário

Já está a venda o meu curso de Planejamento Estratégico Digital, em parceria com o iMasters.

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não representando a opinião da IInterativa.

 


Felipe Morais (11 Posts)

Felipe Morais é formado em Publicidade, com especialização em Planejamento de Comunicação pela ESPM, Pós-Graduação em Planejamento pela Universidade Metodista, em Redes Sociais pela FGV e em Comércio Eletrônico pela E-commerce School. Ministra cursos de curta duração, Pós e MBA, nas áreas de Marketing Digital, Planejamento, Redes Sociais, Mídia e E-commerce. É autor do livro Planejamento Estratégico Digital.



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