Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Quanto vale seu conteúdo digital?

Faz algum tempo que a internet mudou. A Web 2.0, como ficou conhecida a nova onda de aplicativos, redes sociais e websites de conteúdo gerado pelos próprios usuários, alterou profundamente o cenário digital. Internautas passaram de simples consumidores de conteúdo a produtores, a geração “prosumer”.

De certa forma, as redes sociais marcam um retorno às origens da internet, a Usenet, quando usuários publicavam e trocavam conteúdos em fóruns agrupados em newsgroups. Depois veio Tim Berners-Lee, que inventou a World Wide Web, unindo um meio digital de comunicação (TCP) com um navegador e uma linguagem (HTML) amigáveis, um marco que possibilitou a qualquer internauta publicar na internet. Nesse sentido, as redes sociais são uma camada ainda mais amigável sobre as ferramentas digitais de comunicação. Abriram a caixa de Pandora e, hoje, todos somos criadores de conteúdos digitais. A quantidade impressiona, em um minuto: 30 horas de vídeo são adicionados ao Youtube, 100.000 novos tweets são publicados e um pouco mais de 240.000 novas fotos aparecem no Facebook.

Mas, nos tempos da Usenet, não havia um “negócio global” com investidores, anunciantes, planilhas e tudo mais. O Facebook faturou em 2013 algo próximo de 6 bilhões de dólares, e o Youtube, 5.6 bilhões. Ambas as redes sociais faturam com o modelo de receita baseado em anunciantes, ambas apresentam publicidade contextualizada de acordo com o conteúdo criado pelo usuário, mas, enquanto o Youtube remunera usuários cujo conteúdo possui audiência, o Facebook não faz o mesmo. Todo conteúdo digital tem seu valor. É justo que cada rede social defina um modelo de remuneração e reverta parte da receita para seus usuários, criadores de conteúdo. Afinal, redes sociais existem porque nós existimos.

Notas

Prosumer – Termo cunhado por Marshall McLuhan e Barrington Nevitt, no livro Take Today, lançado em 1972.

Links
Tim Berners-Lee’s original World Wide Web browser
http://info.cern.ch/NextBrowser.html

Estatísticas Facebook
http://www.statisticbrain.com/facebook-statistics/

 

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não representando a opinião da IInterativa.


Ricardo Murer (28 Posts)

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação e também mestre em Comunicação, ambos pela USP. Ele é especialista em estratégia digital e em novas tecnologias.



Comentários no Facebook