Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Quantified self e a nova medicina

As redes sociais são responsáveis por uma avalanche de dados pessoais “não estruturados”, são ações e conversações online, distante da lógica formal dos sistemas de relacionamento, tais como CRMs. Estes dados representam a base do Big Data. Mas sempre é possível ir além.

Uma nova e fascinante área de pesquisa e aplicações está surgindo a partir de gadgets capazes de capturar e monitorar nosso estado fisiológico. São sensores que, uma vez “aplicados” em nosso corpo, podem capturar diferentes tipos de reação do nosso organismo, do suor a pulsação cardíaca, das ondas cerebrais ao nosso consumo diário de calorias. Estes pequenos dispositivos estão evoluindo rapidamente e não estão restritos ao esporte, onde de certa forma tudo começou. Eles inclusive podem vir incorporados nas roupas que vestimos, algo que está sendo chamado de “wearable computing”.

Mas a próxima fronteira é sem sombra de dúvidas, a medicina. Estes novos gadgets podem inaugurar uma “nova medicina”, com foco na prevenção e não no tratamento da doença. A partir da monitoração dos dados fisiológicos das pessoas, algoritmos capazes de comparar estes dados com certos padrões de doenças irão auxiliar o médico no diagnóstico precoce. Assim, antes mesmo da pessoa adoecer, o médico poderá receitar tratamentos preventivos, dietas ou exercícios. Finalmente, menos remédios e mais saúde.

Notas
Gadgets – dispositivos móveis que incorporam novas tecnologias e sensores

Links
Para se ter uma ideia das possibilidades desta nova área, existe um movimento chamado “Quantified Self”
http://quantifiedself.com/

Conectando pacientes e médicos – Airstrip
http://www.airstrip.com/

Seu personal trainer virtual – Moov
http://preorder.moov.cc/
Wearable computing: 10 things you should know
http://www.techrepublic.com/article/wearable-computing-10-things-you-should-know/

 

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não representando a opinião da IInterativa.


Ricardo Murer (28 Posts)

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação e também mestre em Comunicação, ambos pela USP. Ele é especialista em estratégia digital e em novas tecnologias.



Comentários no Facebook