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Odisseia – Um enredo para além da informação

O storytelling é a principal ferramenta nessa campanha que desenvolve uma divertida e cativante história em quadrinhos para a Ford Previdência Privada

Uma história em quadrinhos não precisa necessariamente abordar uma trajetória fictícia. Ilustração, cores e diálogos podem dar vida a um relato com uma série de reflexões que fará o leitor mergulhar naquele assunto e criar uma relação de envolvimento maior do que o imaginado. Foi pensando nessa possibilidade que a equipe da Infobase Interativa se inspirou para iniciar um projeto que conseguisse transmitir, através de uma história intitulada Odisseia, os diversos perfis de investimentos do fundo de pensão da Ford. Além de elaborar personagens que representariam os perfis dos planos, havia o desafio de tornar o roteiro suficientemente criativo e que fosse capaz de atingir os principais objetivos: fazer as pessoas prestarem atenção e se sentirem parte daquele universo. Projetado por Pablo Vallejos, Gerente de Conteúdo e Projetos Criativos, e com participação do designer Yan Moura, a campanha evidenciou as diversas maneiras de gerenciar um fundo de pensão e trouxe ao leitor uma oportunidade muito mais interessante de obter as informações sobre investimentos, planejamento de vida e futuro.

Inicialmente, a campanha estava direcionada somente para promover a alteração de perfil de investimento, mas a equipe da Ford Prev deu liberdade criativa para explorar novos conceitos, o que proporcionou a oportunidade de falar sobre a importância de abraçar as mudanças na vida. “Pensamos em contar uma história usando o storytelling e abordar nela uma fase de reflexão e mudança que acontece enquanto a protagonista percorre alguns estados do Brasil e procura um desfecho para o momento que está vivendo”, disse Pablo. Ele acredita que esse projeto deu origem a um produto inovador, fruto da parceria e apoio da Ford Prev.

Enquanto se preparavam para seguir os primeiros passos da campanha, a equipe assumiu como inspiração o quadrinho Daytripper, o que possibilitou estudos sobre como escolher o traço, a construção dos cenários e dos próprios personagens. Nessa fase, Yan fala que seu trabalho se resumiu à parte da construção da identidade dos personagens e à ilustração: “Usamos a Daytripper como referência por conta do estilo de história e também porque imaginamos uma estética daquele tipo. De certo modo, o trabalho seria simples e mais rápido de fazer porque os esboços foram criados a partir de outras imagens”. Após os rabiscos iniciais, o designer conta que a imagem era colocada no Photoshop para aplicação de filtros e outros ajustes, e apenas depois desse processo o desenho estaria pronto para receber a pintura e passar para a fase de finalização. O resultado depois de todas as etapas concluídas foi uma história emocionante com diferentes pessoas e pensamentos, o que correspondeu aos diversos perfis de investimento que a campanha queria frisar. Dessa forma, mais do que informar e surpreender, a equipe obteve sucesso também em transformar um trabalho comum em algo único.

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