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Marketing de Conteúdo – Tendências para 2014

O último relatório sobre marketing de conteúdo B2B e as tendências previstas para 2014 acaba de ser lançado pelo Content Marketing Institute e Marketing Profs.

A Situação

93% dos entrevistados disseram que usam estratégias de marketing de conteúdo e 42% consideram estas estratégias eficazes. Isso mostra a crescente confiança nessa prática. A tendência é que esses números continuem crescendo.

O que faz o Marketing de Conteúdo eficaz?

Este ano, pela primeira vez, o estudo investigou a natureza das estratégias de marketing de conteúdo B2B. Eles descobriram que 44% dos entrevistados têm uma estratégia de conteúdo documentada, enquanto 49% não e 5% não tinham certeza. O que é interessante é que os profissionais de marketing de conteúdo B2B que relatam ter uma estratégia de marketing de conteúdo documentada são muito mais propensos a relatar a eficácia do que aqueles que não o fazem em uma proporção de 6 para 1. Isso indica que ter uma estratégia codificada, facilmente acessível a toda a empresa, é uma parte vital do marketing de conteúdo B2B. Um procedimento documentado não só ajuda a garantir um processo eficaz, como ajuda no treinamento de novos funcionários.

Uma outra estratégia relatada foi ter alguém que supervisiona a estratégia de marketing de conteúdo, com 73% relatando isso. Curiosamente 86% dos profissionais de marketing B2B altamente eficazes tinham esse papel preenchido, em comparação com apenas 46% dos menos eficazes.

Outra informação percebida é que as pequenas empresas são muito mais propensas do que as grandes empresas a ter alguém supervisionando o conteúdo, mais de três quartos relataram ter esse papel preenchido, contra pouco mais de metade das empresas maiores.

A diversidade é a chave para o Marketing de Conteúdo eficaz

Quanto às táticas e estratégias utilizadas em marketing de conteúdo, uma análise mais aprofundada mostrou que, em média, os profissionais de marketing de conteúdo mais eficazes estavam usando 15 táticas e estratégias diferentes em comparação com os 10 utilizados pelos menos eficazes. Uma média de 50% a mais de táticas e estratégias por parte dos profissionais de marketing mais eficazes sinaliza a necessidade de diversidade em qualquer abordagem para o marketing de conteúdo. É preciso se certificar de que existe uma abordagem multifacetada para garantir o sucesso. Outro dado que aponta o sucesso é a utilização de múltiplas plataformas sociais.

O Cenário

De tudo o que precede, podemos começar a traçar um retrato do que será o marketing de conteúdo efetivo em 2014. Tomando as tendências a partir dos dados acima, podemos esperar que uma estratégia cristalizada e abrangente utilizando múltiplas plataformas sociais, implementada por um profissional dedicado apenas a esse tema será a meta para empresas que desejam fornecer o marketing de conteúdo mais eficaz. Não há dúvida de que o marketing de conteúdo continuará a estabelecer-se como uma parte importante de qualquer estratégia de marketing e seu uso continuará a crescer.

 

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não representando a opinião da IInterativa.

 


Cristiane Thiel (52 Posts)

Cristiane Thiel é bacharela em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista. Possui experiência em Marketing na Internet, Gestão de Marcas, Planejamento Estratégico, Projetos de CRM, Business Intelligence, DataBase Marketing, Benchmarking, Gerência de Projetos (Internet), Coordenação de Portais na Internet, Gerenciamento de Conteúdo, Busca de Parcerias, Novos Negócios e Mídias Sociais.



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