Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Internet das coisas: Guarda-chuva conectado

Muitos ainda enxergam a Internet das Coisas como uma tergiversação acadêmica ou como a promessa de um mundo conectado que “gurus do amanhã” tentam vender para revistas e portais de tecnologia. Internet das coisas não é o futuro, é o presente !

Internet das Coisas, ao lado de sistemas de linguagem natural e wearable, aparecem no topo da lista do Gartner como três tecnologias que devem se tornar mainstream nos próximos anos. Eu, particularmente e para fins didáticos, coloco wearable (vestíveis) como uma subcategoria dentro de Internet das Coisas :-)

Gartner :  HypeCycle for Emerging Technologies  / Internet das coisas

Gartner : HypeCycle for Emerging Technologies

Grandes empresas, como IBM, Google, Microsoft, Apple e Intel já trabalham e investem pesado em novos produtos e serviços.

Não só as grandes: milhares de pequenas startups, desenvolvedores, makers e DIY communities já estão apostando neste mercado em que os objetos ao seu redor agora podem falar com você (e sobre você) em um mundo conectado !

objetos
 +
 controladores e sensores
 +
 internet
 =
 internet das coisas

É o caso do Kisha, um guarda-chuva inteligente e conectado, disponível por US$ 69. Integrado ao seu smartphone (Android ou iOS) ele fornece informações e previsões sobre o tempo e vários tipos de alertas para que nunca mais deixemos este nosso fiel companheiro dos momentos chuvosos esquecido no metrô ou no restaurante.

A fronteira entre o produto e o serviço desaparece, surgem novos novos modelos de negócio que integram forma, função e conteúdo.

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não refletindo a opinião da IInterativa.


Fabio Flatschart (24 Posts)

Fábio Flatschart é Gerente de Marketing e Inovação, com importantes participações no desenvolvimento e na implantação de projetos pioneiros nas áreas de Open Web Platform e Marketing Semântico no Brasil. É autor do livro HTML5 - Embarque Imediato, e professor dos cursos de MBA da FGV, da FIA e da Trevisan.



Comentários no Facebook