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Infográfico – As tendências de marketing para 2020

Como o marketing pode ajudar empresas a se preparem para o futuro? Para resistir às rápidas transformações do mercado de hoje, é necessário entender como consumidores, a força de trabalho e até mesmo a tecnologia podem contribuir para suas estratégias.

Mapeamos as principais tendências da área para 2020 – e explicamos cada uma delas, em detalhes, em nosso infográfico!

Infográfico – As tendências de marketing para 2020

Que princípios devem ser considerados em estratégias de marketing para o próximo ano? Reunimos – e explicamos – as tendências que prometem se tornar centrais em 2020!

PROPÓSITO E TALENTO

O que está por trás de uma empresa? Deixar seu propósito claro para o público e valorizar sua força de trabalho pode impactar positivamente seus negócios:

  • 40% das empresas com propósito claro conseguiram manter seus funcionários por mais tempo
  • 55% dos consumidores acreditam que empresas precisam agir em causas ligadas a seu propósito
  • 51% dos funcionários gostariam que suas empresas oferecessem opções flexíveis de trabalho (home office, horários diferenciados, espaços compartilhados)
  • 73% dos estagiários esperam ser efetivados em sua atual empresa

70% dos millennials querem trabalhar em empresas que foquem em questões ambientais e sociais – como reduzir a poluição e apoiar populações vulneráveis

EXPERIÊNCIA HUMANA

Certas escolhas tecnológicas podem afetar negativamente a forma como o consumidor se relaciona com sua marca no digital. A experiência do usuário (UX) influenciará todos os processos:

  • 400% de aumento de conversão para empresas que priorizaram o usuário em seu processo de criação
  • US$ 100 é a expectativa de retorno para cada US$ 10 gastos em UX

FUSÃO E AGILIDADE

As empresas dispõem hoje de um grande arsenal tecnológico, que deve ser usado para acompanhar as rápidas mudanças do mercado.

  • Fusões entre empresas para cruzamento de bases de dados
  • Expansão de atividades além da área de atuação
  • Insights a partir da experiência humana
  • Mudança organizacional priorizando a agilidade
  • Uso de cenários prévios para respostas em tempo real

97% das empresas que testaram a metodologia ágil Scrum, por exemplo, pretendem continuar usando-a no futuro

CONFIANÇA E PARTICIPAÇÃO DO CONSUMIDOR

A confiança do consumidor será central para a estrutura tecnológica e os processos de criação nos próximos anos. Tudo deverá convergir para a confiança dos usuários:

  • 53% dos consumidores não usariam produtos de uma empresa que vende seus dados
  • 86% confiam mais nas empresas que deixam claro como informações pessoais são usadas para melhorar a experiência de consumo
  • 81% dos consumidores acreditam que empresas com processos de co-criação são mais autênticas
  • 79% sentem-se mais próximos de uma empresa ao participar desses processos

MARKETING PARA O AMANHÃ

A partir das tendências identificadas, vimos que o fator humano irá influenciar diferentes aspectos do marketing – desde processos internos à participação do consumidor. É importante, portanto, adotar estratégias mais velozes, multidisciplinares e humanizadas para se manter relevante para o mercado.

Fontes: CIEE, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Forbes, Forrester Research, Global Marketing Trends 2020 (Deloitte), Global Talent Trends 2018 (Mercer), The ROI of User Experience, State of Scrum 2017-2018 (Scrum Alliance)

 

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