Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Infográfico – Retrospectiva 2019: 365 dias de inovação

A tecnologia foi um dos principais assuntos de 2019 – das fake news ao crescimento das foodtechs, muito mudou em um curto período de tempo. Neste infográfico, preparamos uma retrospectiva com as principais discussões para você ficar por dentro de tudo o que aconteceu nesse ano. Confira!

Infográfico – Retrospectiva 2019: 365 dias de inovação

A tecnologia nunca esteve tão presente em nossas vidas – e em todos os seus aspectos, da alimentação à segurança. Confira os marcos da área em 2019 no infográfico!

MAIS CONECTADOS

Em um futuro cada vez mais próximo, tudo estará conectado à rede. E neste ano, muitas ações contribuíram para isso.

  • 90% dos executivos acreditam que as melhorias potenciais para CX foram um dos mais importantes avanços da IoT.
  • 84,5 milhões de vendas de wearables no terceiro trimestre de 2019.
  • O Governo Federal instituiu o Plano Nacional de Internet das Coisas por meio do Decreto nº 9.854.

 O BOOM DAS FOODTECHS

As “comidas do futuro” ganharam o mundo por sua proposta sustentável de produção e consumo de alimentos, solução para os problemas enfrentados hoje.

  • Maior expoente: hambúrgueres vegetais com sabor de carne animal
  • US$ 270 milhões captados de investidores nos EUA e China para o segmento
  • Produção sustentável: – 74% no uso de água e – 87% emissão de gases do efeito estufa

A impressão 3D de alimentos como massas e lanches saudáveis também foi destaque em 2019. As máquinas sobrepõem nutrientes de acordo com as proporções definidas em um código.

 A ERA DA DESINFORMAÇÃO

Nas últimas eleições, vimos a emergência das fake news nas redes sociais. É preciso estar alerta: elas estão cada vez mais sofisticadas.

  • 1000% de aumento nas buscas sobre deepfakes, técnica de manipulação de áudios e imagens via IA
  • 79% dos americanos acreditam que medidas devem ser tomadas para restringir a disseminação de fake news
  • 50% deles vê a desinformação como um dos maiores problemas do país

 SEGURANÇA E PRIVACIDADE

Além das fake news, escândalos de vazamento de dados levantaram o debate sobre segurança no digital. No Brasil, isso se refletiu na sanção da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

  • 53% dos consumidores não usariam produtos de uma empresa que vende seus dados
  • 75% dos brasileiros desconhecem a LGPD
  • 86% confiam mais nas empresas que deixam claro como informações pessoais são usadas para melhorar a experiência de consumo

CONFIANÇA DIGITAL

Esse cenário afetou a forma como os brasileiros se relacionam com a tecnologia, como visto no último Indicador de Confiança Digital (ICD)

  • 3,22: valor geral do índice, o menor observado desde a criação do estudo
  • 3,00: ICD entre os jovens, o mais baixo entre o público analisado
  • 42% dos brasileiros dizem se sentir ansiosos ou angustiados por conta da tecnologia

 PARA A PRÓXIMA DÉCADA

Em 2019, vimos a emergência de novos formatos, ferramentas e desafios a serem enfrentados nos próximos anos. A tecnologia se apresenta, portanto, como aliada no combate a problemas que já vemos hoje, além de potencializar o desenvolvimento e a capacidade humana.

 

Fontes: ABPod, Deeptrace Labs, Foodtech Movement Brasil, Forbes Insights, Global Marketing Trends 2020, IDC, Indicador de Confiança Digital 2019, Pew Research Center, Serasa Experian, Sociedade Digital, Valor Econômico

Comentários no Facebook