Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Infográfico – Marketing e Inteligência Artificial: a personalização de serviços

Uma experiência personalizada é um diferencial para muitos consumidores. Por isso, nos últimos anos, a inteligência artificial se tornou uma grande aliada do marketing. Usada para automatizar respostas, estratégias de comunicação e muito mais, essa tendência está transformando nossa interação com marcas e empresas.

Saiba mais sobre esse cenário no infográfico!

Infográfico – Marketing e Inteligência Artificial: a personalização de serviços

36% das empresas e 40% das agências querem entregar para seus consumidores experiências personalizadas em tempo real. Nesse sentido, um dos grandes avanços é o uso de Inteligência Artificial (IA) pelo marketing. Entenda o que está por trás dessa tecnologia!

TENDÊNCIA

  • US$ 97,9 bilhões serão gastos em sistemas de IA em 2023
  • US$5 bilhões investidos pelo varejo apenas em 2019

36% das grandes empresas (faturamento superior a US$ 195 milhões) já empregam algum tipo de IA em suas atividades

POR QUE PERSONALIZAR?

  • Direcionar a comunicação
  • Criar experiências
  • Maximizar a conversão
  • Reduzir custos

59% dos consumidores que experimentaram personalização disseram sentir sua influência no momento da compra

INTERSEÇÃO

“O conceito martech – interseção entre marketing e tecnologia – existe para mostrar estratégias ou ferramentas que os profissionais da área utilizam para melhorar a performance de diversas iniciativas.” – André Miceli

USOS NO MARKETING

  • 55% – Análise de dados
  • 27% – Mídia programática
  • 23% – Campanhas automatizadas
  • 19% – E-mail marketing
  • 15% – Criação de conteúdo

PRÓXIMA FASE: CHATBOTS

O uso de chatbots está crescendo entre as empresas, já que tornou possível responder aos consumidores de forma mais rápida e assertiva

  • 76% das empresas tiveram benefícios com o uso de chatbots
  • 58% disseram que os resultados superaram suas expectativas
  • 59% dos consumidores disseram que o aspecto de personalização melhora conforme o uso
  • 62% deles estão satisfeitos com os chatbots encontrados em sites

30% dos consumidores interagiria conscientemente com chatbots por considerá-los úteis

UM MERCADO EM AMADURECIMENTO

Embora já mostre potencial, um dos desafios para os próximos anos é o amadurecimento das técnicas de IA no marketing. O mercado está em rápida transformação e ainda há espaço para inovar e crescer nesse sentido. Para se destacar, é importante combinar essa ferramenta à análise humana, garantindo ações assertivas e resultados precisos.

FONTES: Adobe, Capgemini, Forbes, Helpshift, IDC, Infosys

Comentários no Facebook