Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Infográfico – A evolução do podcast no Brasil: a forma como consumimos informação está mudando!

O podcast é uma das grandes tendências para os próximos anos, como apontamos em alguns de nossos últimos infográficos. Hoje, já podemos dizer que esse tipo de mídia estará cada vez mais presente na vida dos brasileiros e nos planos das grandes empresas. Confira o que mudou nesse cenário!

 

Os podcasts são uma boa opção para quem quer conteúdo a qualquer momento e em todo lugar. Desde 2018, esse mercado cresce com rapidez – e já é uma aposta de marcas e grandes empresas.

QUEM É O PÚBLICO HOJE?

  • 45% do público é formado por homens
  • 42% dos ouvintes estão no sudeste do país
  • 45% pertencem às classes A e B
  • 47% têm entre 16 e 24 anos

ESPAÇO PARA CRESCER

  • 32% não sabem o que é um podcast
  • Centro-oeste é a região com menos ouvintes

IMPORTÂNCIA DO SMARTPHONE

  • 75% dos ouvintes escuta os programas pelo celular
  • 55% ouvem podcasts apenas pelo smartphone
  • 40% escutam os programas pelo computador

ONDE ENCONTRAR?

  • YouTube (42% da audiência)
  • Spotify (32%)
  • Google Podcasts (7%)

TECNOLOGIA EM FOCO

Quer saber mais sobre tecnologia? Confira também o Digital de Tudo, podcast da Jovem Pan, perfeito para os habitantes da sociedade digital. Episódios novos vão ao ar todas as quintas-feiras.

SUCESSO GLOBAL: SPOTIFY

  • 2ª maior plataforma de podcasts no mundo
  • Mais de 30 mil programas disponíveis
  • 10 milhões de pessoas escutam podcasts mensalmente
  • Crescimento de audiência de 50% no último trimestre
  • Espera-se que os podcasts sejam 20% de todo o consumo do Spotify nos próximos anos

PRÓXIMOS PASSOS

Os podcasts crescerão ainda mais no futuro. Além de representar uma nova forma de consumir informação, o formato também pode ser uma oportunidade para marcas e empresas. Segundo a ABPod, mais de 60% dos ouvintes já compraram algo que foi anunciado nesse tipo de mídia.

Fontes: IBOPE, Spotify Newsroom, ABPod

 

Comentários no Facebook