Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Infográfico – Emojis, GIFs e figurinhas: Não são só carinhas bonitas

Figurinhas, ou stickers em inglês, são a forma de comunicação mais comum no mundo on-line hoje, e provavelmente você também deve usar nas suas conversas diárias. Elas são o exemplo mais recente de como a tecnologia cria novas ferramentas e caminhos de comunicação, sendo capaz de expressar uma game de emoções ou ideias diferentes. Saiba mais sobre o uso dessas figuras animadas no infográfico!


Emojis, GIFs e figurinhas: Não são só carinhas bonitas

Parece que não é mais possível se comunicar em redes sociais sem nos depararmos com alguma figura animada ou sticker colorido, e isso se dá pela sua praticidade e usabilidade ao nos expressarmos.

O berço das figurinhas

Foi na competição por engajamento nessas plataformas que vemos surgir e crescer as novas formas de comunicação,

Messenger – 1 bilhão de usuários mensais

Whatsapp – 465 milhões de usúarios mensais

Line – 430 milhões de usuários

Figurinhas VS GIFs

Só no Facebook Messenger, figurinhas são usadas 16X mais do que GIFs

389 milhões de figurinhas enviados por dia

22 milhões de GIFs enviados por dia

Quem está usando, e porquê?

Entre 2000 americanos, 1400 usam figurinhas e GIFs em conversas por celular

34% do público entre 18 e 34 anos (millenials) concordam que ideias e emoções são expressadas melhor com esses recursos do que com palavras

25% do público entre 35 e 65 anos também concordam

80% do público no geral concorda que esses recursos ajudam a entender melhor as ideias e sentimentos dos outros

O que o mercado diz?

Grandes agências, empresas e outros veículos não ficam de fora dessa tendência.

Entre 2014 e 2015 o crescimento na busca por imagens de emoticon e outros para o uso em campanhas cresceu mais de 200%.

A busca por compreensão

Desde o princípio, seres humanos têm buscado formas cada vez mais eficientes de expressar suas ideias e emoções, e na era digital isso não é diferente. Com emojis, GIFs e agora, figurinhas, as pessoas possuem um arsenal quase ilimitado de expressões e sentimentos a serem representados por meio desses símbolos animados, expandindo o espectro e o alcance das nossas conversas diárias.


https://www.forbes.com/sites/forbestechcouncil/2018/07/31/the-evolution-of-communication-and-why-stickers-matter/#1fd978b72b2f  

https://venturebeat.com/2016/07/20/facebook-messenger-hits-1-billion-monthly-active-users-now-powers-10-of-all-voip-calls/  

https://www.nytimes.com/2014/05/26/technology/no-time-to-text-apps-turn-to-stickers.html 

https://time.com/4834112/millennials-gifs-emojis/  

https://www.lollypop.design/blog/2019/january/why-stickers-matter-in-communication/ 

https://www.shutterstock.com/blog/trends/pt/2015-emotions-trends 

Comentários no Facebook