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Infográfico – Comportamento de homens e mulheres nas redes

Mesmo com a mudança no cenário de trabalho da área tecnológica, o público feminino ocupa cada vez mais espaços, principalmente nas plataformas online. O YouTube, por exemplo, se tornou uma ferramenta de ação para causas feministas e também uma rede de apoio a diversas mulheres que podem dar voz a suas narrativas e processos criativos.

E os homens? Existe realmente uma diferença do uso das redes? Confira o comportamento masculino e feminino nas redes sociais neste infográfico!

 

Infográfico – Comportamento de homens e mulheres nas redes

Os gêneros influenciam no comportamento dos usuários nas redes sociais?

 Presença de homens e mulheres nas redes

  • Facebook: 44% dos usuários são mulheres e 56% homens
  • Instagram: 51% dos usuários são mulheres e 49% homens
  • Twitter: 82% dos usuários são homens e 38% mulheres
  • TikTok: 55% dos usuários são homens e 44% mulheres
  • YouTube: 62% dos usuários são homens e 38% mulheres
  • LinkedIn: 57% dos usuários são homens e 43% mulheres

Consumo de conteúdo

O conteúdo em vídeo tem se mostrado um grande favorito, principalmente para o público feminino.

  • Atenção exclusiva: 37% das mulheres não fazem nenhuma outra atividade enquanto usam a plataforma
  • Compartilhando experiências: 14% de tempo a mais que os homens consumindo conteúdo
  • Buscam conhecimento: 50% das mulheres querem explorar coisas novas após consumir vídeos

Presença digital de homens e mulheres no mundo

  • Média global: 55% do público nas redes é composta por homens e 45% por mulheres
  • América Latina e do Norte: 52% do público presente nas redes sociais é composto por mulheres

De acordo com dados de 2019, no entanto, mulheres são mais propensas a estarem desconectadas comparadas aos homens – um reflexo da desigualdade digital.

Intenção de uso profissional

  • (Compartilhamento de documentos) 53% mulheres vs 48% homens
  • (Promoção de iniciativas ligadas ao trabalho): 33% mulheres vs 30% homens
  • (Procurar especialistas/ informações sobre a empresa): 31% mulheres vs 27% homens

Mulheres tendem a usar as redes sociais para se comunicar com colegas (71%) e clientes (49%), enquanto que homens as usam para crescer sua rede de contatos (38%) e pesquisar concorrentes (21%).

Como as empresas podem se beneficiar com isso?

Explorar novas redes, seus potenciais e levar em consideração essas diferenças na criação de conteúdos relevantes e diversificados pode ser o que falta nas suas estratégias de marketing. Por isso, é essencial entender essas nuances do uso das mídias sociais como gênero e migração geracional do público para moldar a maneira como as empresas se comunicam por meio delas.

 FONTES

App Ape Lab, Google News, Microsoft, Omnicore, The Rainmaker Blog, Statista, UTI, We Are Social

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