Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Infográfico – Black Friday no Brasil

Você faz parte do time que espera a Black Friday ansiosamente? Segundo o Google, 70% dos brasileiros já aderiram à data, que promete grandes descontos nas compras. As promoções para a categoria de eletrônicos, por exemplo, são uma das mais procuradas nessa época do ano.

O momento também pode ser uma oportunidade para novos negócios se estabelecerem no mercado. Confira as principais informações sobre a Black Friday em nosso infográfico!

Infográfico – Black Friday no Brasil

Criada nos EUA, a tradição da Black Friday chegou ao Brasil em 2013. Hoje, ela já é uma das datas mais importantes para o comércio, atrás apenas do Dia das Mães e do Natal. Logo no início de novembro, os consumidores já buscam as famosas promoções e descontos.

TEMPORADA DE PROMOÇÕES

76% dos consumidores entendem que a Black Friday é mais do que apenas um dia. Os descontos são oferecidos durante uma semana, um fim de semana ou até mesmo o mês inteiro.

EXPECTATIVAS

  • 58% de aumento na intenção de compra com relação ao ano passado
  • 38% dos consumidores pretendem comprar online
  • 37% pretendem comprar em lojas físicas
  • 25% pretendem comprar em ambos
  • R$ 340,00 é a estimativa de gasto médio

E-commerces esperam faturar R$ 3,45 bilhões durante a Black Friday

FAVORITOS

  1. Celulares
  2. Computadores
  3. Eletrodomésticos
  4. Roupas
  5. Perfumes
  6. Casa e Decoração

Categorias como veículos, imóveis, cursos e planos de celular mostraram um aumento de mais de 200% na intenção de compra

OPORTUNIDADES

  • 71% compraram em lojas diferentes das que costumam comprar
  • 41% consideram condições especiais de pagamento na hora da compra
  • 33% compraram em uma loja que não tinham ouvido falar antes
  • 23% utilizam a opção de retirar as compras na loja

BLACK FRAUDE?

419 empresas entraram na “lista suja” do PROCON-SP por propaganda enganosa em 2018. Consumidores estão adotando estratégias para evitar o problema:

  • 74% já tinham ideia ou certeza de qual loja comprar antes
  • 42% escolheram a confiança como atributo mais importante de uma loja
  • 38% compraram em lojas com base em sua reputação

 FEITO NO BRASIL

A Black Friday já conquistou os consumidores brasileiros – por isso, vale a pena se preparar para enfrentar a temporada de descontos e promoções, que promete grandes vendas. A data é uma oportunidade, principalmente, para microempreendedores e pequenos negócios, que podem aproveitar para se fortalecer no mercado e garantir o seu público.

Fontes: Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm), Black Friday Global, Black Friday de Verdade, PROCON SP, Think With Google

 

 

Comentários no Facebook