Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 3431-3465
IInterativa

Gênios da Matemática, Dores do Turvo e Vales do Silício

Matemática é a base, a essência das Ciências de Computação. Charles Babbage, George Boole, Ada Lovelace, Alan Turing, Marvin Minsky, John von Neumann, Dennis Ritchie entre outros eram matemáticos e marcaram profundamente o desenvolvimento da área. Não por acaso, nos primeiros anos do curso de Computação, alunos devem mergulhar fundo na Matemática. Um caminho árido, difícil, mas fundamental.

A pequena cidade mineira de Dores do Turvo, com pouco mais de cinco mil habitantes, acumula dez medalhas de ouro, dez de prata, 28 de bronze e 118 menções honrosas nas diferentes edições das Olimpíadas Brasileiras de Matemática. Estas jovens que correm pelas ruas de Dores do Turvo, assim como em outras pequenas cidades também campeãs de premiações, possuem uma capacidade latente para surfar nas ondas das novas tecnologias digitais.

Uma ideia seria iniciar uma parceria público-privada (PPP) a qual teria como objetivo criar um laboratório de computação ou startup em cada uma destas cidades. Com supervisão de professores e empresários, nossos pequenos gênios da matemática poderiam transformar seus talentos em novas tecnologias inovadoras. Não teríamos um Vale do Silício, mas dezenas, talvez centenas, nascendo nos mais distantes rincões do Brasil. O futuro começa hoje.

 

Links
Escola de MG soma 166 medalhas em Olimpíadas de Matemática

Cidades pequenas dominam ‘ranking’ de campeões em matemática

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

 

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não representando a opinião da IInterativa.

 


Ricardo Murer (19 Posts)

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação e também mestre em Comunicação, ambos pela USP. Ele é especialista em estratégia digital e em novas tecnologias.