Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Estratégias para combater o bloqueio criativo

O músico Brian Eno e o pintor Peter Schmidt criaram juntos um baralho chamado Estratégias Oblíquas, com frases para estimular a criatividade, publicado em 1975. Cada carta oferece aforismos com a intenção de ajudar artistas a quebrarem o bloqueio criativo, encorajando o pensamento lareal. Isto é, não em sequência lógica, mas evocando possibilidades de solução.

Segundo biografia de Brian Eno, muitos músicos foram inspirados pelas estratégias oblíquas, como Coldplay, que disse ter usado os cartões durante a gravação do Viva la Vida or Death and All His Friends, e banda Phoenix, ao gravar o seu álbum de 2009, Wolfgang Amadeus Phoenix.

Do baralho de cartas para o mundo digital, hoje é possível acessar estas estratégias com apenas um clique, através do projeto online do artista e designer de interação Josh Harrison: Random Oblique Strategies. Para usar, é só clicar na barra superior para “tirar” uma carta do baralho de forma aleatória.

Abaixo, algumas destas estratégias para inspirar!

brianeno-8

brianeno-7

brianeno-6

brianeno-5

brianeno-4

brianeno-3

 

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não refletindo a opinião da IInterativa.

 


Samanta Fluture (29 Posts)

Samanta Fluture é formada em publicidade pela ESPM, possui especialização em Estéticas Tecnológicas pela PUC e em Artes pela Central Saint Martins London. É mestre em Tecnologias de Inteligência e Design Digital na PUC, e artista residente no Museu da Imagem e do Som (MIS), onde desenvolve um projeto baseado em redes e mobilidade.



Comentários no Facebook