Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Diferenciação

Segundo Michael Porter, autor do famosíssimo livro “Competitive Strategy” (Estratégia Competitiva), as empresas devem escolher um posicionamento dentro da estrutura da indústria ou do mercado, um posicionamento que engloba a abordagem geral da empresa para se tornar competitiva.

Porter aponta três estratégias genéricas de posicionamento: liderança em custos, diferenciação e foco. Dentre estas três, a que mais me fascina é a  estratégia de diferenciação, ela é geralmente empregada quando:

  • o seu público-alvo não é sensível ao preço
  • o mercado é muito competitivo ou saturado
  • os clientes têm necessidades muito específicas
  • a empresa tem recursos e expertise únicos que lhe permitem atender à essas necessidades com soluções que são difíceis de copiar.

Um conjunto de música barroca, italiano e que toca Vivaldi é quase como um grupo de pagode aqui no Brasil, você literalmente os encontra em cada esquina da bela bota mediterrânea ! Como se destacar neste segmento ?

Fabio Biondi, diretor do conjunto Europa Galante e meu xará trouxe uma interpretação única para as obras do “il Petre Rosso”.

Uma leitura livre, espontânea, fluída e uma sonoridade rústica porém elegante, conseguida, em parte, pelo uso de instrumentos de época. Acompanhe o primeiro movimento do Concerto RV269 de Vivaldi, aposto que você conhece…

Lembrando sempre que, no mundo competitivo, fazer bem feito não é diferencial, é obrigação!

[Créditos da imagem em destaque: Shutterstock]

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não refletindo a opinião da IInterativa.


Fabio Flatschart (24 Posts)

Fábio Flatschart é Gerente de Marketing e Inovação, com importantes participações no desenvolvimento e na implantação de projetos pioneiros nas áreas de Open Web Platform e Marketing Semântico no Brasil. É autor do livro HTML5 - Embarque Imediato, e professor dos cursos de MBA da FGV, da FIA e da Trevisan.



Comentários no Facebook