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Curtir? Compartilhar? Comentar?

Seu consumidor é engajado?

Tenho visto muita gente analisar o engajamento da marca apenas com o tripé “curtir, compartilhar e comentar” de um post na Fan Page da marca no Facebook. Posso estar aqui falando uma grande bobeira, mas é algo a se discutir, inclusive levo essa discussão para a sala de aula nos cursos de MBA e Pós em que dou aula. Só isso basta?

Para mim, não. Quando analisamos um post com 1000 curtidas, 500 compartilhamentos e 90 comentários, em um primeiro momento achamos esse resultado fantástico – e pode ser mesmo – mas isso não é engajamento, pode ter certeza. Digamos que esses resultados não sejam efetivamente da sua marca ou produto que está anunciando e sim de algo que, por si só, chama a atenção do consumidor. Será que o resultado foi bom?

Vamos a um exemplo prático. Uma loja de produtos esportivos abriu uma Fan Page. Após alguns posts, descobre-se que a linha de comunicação ideal para altos números no “tripé” é falar sobre jogadores mundialmente famosos, como Messi, Cristiano Ronaldo, Kaká, Beckham, Iniesta, entre outros. Se o Messi fizer um golaço em um jogo contra o Real Madrid e a Fan Page colocar o link do vídeo do YouTube mostrando esse gol, será meio que óbvio que o resultado será enorme no tripé: Terá vários “curtis”, diversos compartilhamentos e vários comentários. E é nesses comentários que vemos o índice de engajamento das pessoas com a marca.

Provavelmente, esses comentários serão: “Golaço”, “gênio”, “joga mais que o Neymar”, “queria no meu time” e, é claro, os eternos “engraçadinhos” como “fiz um desses na semana passada”, “jogo mais que ele”, “pena que meu pai não investiu no meu futebol”… Em que momento a chuteira ou a marca foram citadas? Será que as pessoas sabem que esse vídeo está na Fan Page de uma loja? Se estiverem na Fan Page porque lá se postam coisas sobre seus jogadores ou times favoritos, será que estão lá para comprar produtos ou para ver notícias?

Alguém pode falar que “se o usuário quer saber sobre seu time, ele entra em site esportivo…”; mas e quando falamos sobre a quantidade de informação hoje disponível que as pessoas tendem a centralizar em poucos canais por não conseguirem ver tudo? Essa Fan Page pode ser um lugar que disponibilize notícias e vídeos do futebol mundial em troca de entrar em 4 ou 5 sites esportivos. Economiza tempo.

De vez em quando, a marca posta uma promoção da sua loja virtual, ela tem 50 mil fãs, mas apenas 4 curtem e não vende nenhum produto desse divulgado como “mega promoção”. E ai, há engajamento das pessoas com a marca? Desculpe, mas para mim o engajamento é zero, pois o que as pessoas buscam nessa Fan Page é diversão e não se relacionar com a marca.

E ai? Ter diversos curtis, compartilhamentos e comentários é uma boa métrica? É engajamento? Sinceramente? Nem sempre…

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não refletindo a opinião da IInterativa.

 


Felipe Morais (11 Posts)

Felipe Morais é formado em Publicidade, com especialização em Planejamento de Comunicação pela ESPM, Pós-Graduação em Planejamento pela Universidade Metodista, em Redes Sociais pela FGV e em Comércio Eletrônico pela E-commerce School. Ministra cursos de curta duração, Pós e MBA, nas áreas de Marketing Digital, Planejamento, Redes Sociais, Mídia e E-commerce. É autor do livro Planejamento Estratégico Digital.



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