Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

Adobe Slate, o mais novo lançamento da Adobe para iPad

Depois de firmar seu papel no processo de brainstorm dos designers com Adobe Comp, hoje a empresa lança mais um aplicativo para iPad, o Adobe Slate.

Diferente da maioria dos programas e ferramentas da empresa, o Slate busca quebrar qualquer barreira entre habilidades técnicas de design e uma história contada com visual profissional. Colocando à disposição layouts de qualidade pré-diagramados, o aplicativo é uma ferramenta de edição e publicação de conteúdos simples e intuitiva.

Para Adobe, qualquer pessoa pode ter uma boa história para contar, que merece uma publicação de qualidade e compatível com todos os dispositivos e formatos. A ideia por trás do Slate é justamente suprir essa necessidade de unir suas ideias e conteúdos em um estilo de publicação similar ao Medium – fácil, rápido, bonito e agora mobile.

adobeslate-1

INSERÇÃO DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DIAGRAMADOS SEM SEGREDO

Ao abrir o app, você poderá criar quantos projetos quiser. A página em branco se desenrola a partir de suas escolhas: dar títulos, escrever textos e inserir imagens (do iPad, do Creative Cloud ou do Dropbox; em forma de grid, centralizada, como fundo, pequena, grande, etc).

É possível escolher diferentes temas que já vem com tipografias elegantes e diagramação com grids indicando onde e o que fazer. Mas há também liberdade para se criar uma publicação totalmente personalizada.

slate-gif7

TEMAS COM ESTILOS E TIPOGRAFIAS

Uma das principais características do visual é a transição a partir de um scrolling suave que dá certo movimento aos conteúdos.

Scrolling

SCROLLING FLUIDO

Como resultado, suas publicações ganham um apelo profissional similar às revistas digitais para iPad de hoje. Além disso, o conteúdo se adapta para uma leitura de qualidade em qualquer dispositivo – celular, tablet ou computador. Ao terminar, um link é gerado com sua publicação, podendo ser visível para todos ou privado. Pode também ser compartilhado via email, mensagem de texto, postado em redes sociais e até embedado em sites e blogs.

slate-gif8

PUBLICAÇÃO COM “CARA DE REVISTA DIGITAL”

slate-gif9

EXPERIÊNCIA DE LEITURA PREMIUM

Segundo divulgação da empresa, seu novo app tem como principal público estudantes, professores, pequenos empreendedores, escritores, fotógrafos, blogueiros e qualquer profissional sem habilidades avançadas de design ou que prefere usar um editor simplificado do que os programas complexos para desktop.

Além disso, parece uma boa ferramenta para aquela publicação mais pessoal, criada de forma rápida e on the go – como relatos de viagens. No meu caso, por exemplo, levei menos de 10 minutos para publicar uma histórica bonita, sendo que a maior parte do tempo gastei decidindo que fotos usar. Alguns exemplos de storytelling podem ser vistos no site oficial do aplicativo.

Por fim, o foco do Adobe Slate são as histórias contadas através de textos mais longos e imagens de qualidade, feitas para serem lidas principalmente em tablets e smartphones – onde o scrolling é fluido e a leitura uma experiência mais prazerosa. Em sua essência, combina a simplicidade de edição que o Medium oferece ao design de qualidade da Adobe. Nada mal para um app gratuito.

Adobe Slate está disponível de graça para iPad.

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não refletindo a opinião da IInterativa.


Samanta Fluture (29 Posts)

Samanta Fluture é formada em publicidade pela ESPM, possui especialização em Estéticas Tecnológicas pela PUC e em Artes pela Central Saint Martins London. É mestre em Tecnologias de Inteligência e Design Digital na PUC, e artista residente no Museu da Imagem e do Som (MIS), onde desenvolve um projeto baseado em redes e mobilidade.



Comentários no Facebook