Ideias. Colaboração. Tecnologia.
+55 21 2224-4525
IInterativa

9 Razões por que um blog é importante para sua carreira e vida

A palavra “blog” soa sem graça para mim.

Não há romance, e tentar adicionar-lhe paixão é uma luta. Tenho visões de milhares de compartilhadores lutando com a tecnologia para publicar os detalhes mundanos de suas vidas cotidianas… mas talvez isso seja Facebook.

O “blog” originou-se como uma gíria para “web log”. Essas duas palavras foram mutiladas e reaglutinadas em “blog”. Tente explicar isso para um blogueiro em um jantar – você apenas tem que amar a magia de linguagem, palavras e gramática. Sempre evoluindo.

Então, por que utilizar um blog?

Três motivações são as mais óbvias.

  • Um projeto de paixão. Um blog é o seu portal digital para compartilhar a sua paixão atual no ambiente on-line. Trata-se de texto e multimídia sem marcas de tinta e distrações de Facebook.
  • Uma plataforma para empreender. Talvez você queira escrever profissionalmente, trabalhando com marcas e publicitários para receber uma compensação pela sua criatividade.
  • Uma expressão de especialistaUm blog é um local em que você destila experiências, pensamentos e ideias que aprendeu durante sua formação educacional, carreira e vida.

A verdade reside escondida em algum lugar por entre elas.

Então… Por que você deveria?

Uma vida e carreira de sucesso tem base em propósito. Nós todos trazemos nossas próprias mágicas e singularidades para o mundo. Seu objetivo na vida é descobri-los, abraçá-los e compartilhá-los.

Seu blog pode ser uma plataforma digital em que tudo isso se revela.

Para começar um blog e continuar criando e publicando é preciso encontrar a inspiração para as palavras e ideias.

Inspiração não emerge do vácuo. Não importa o quanto o mundo digital gire em torno de fotos e vídeos, o blog ainda é dirigido por palavras e escrita.

Stephen King, sobre o início da inspiração…

“Se você não tem tempo para ler, você não tem tempo (ou ferramentas) para escrever. Simples assim.”

Aqui vão nove razões pelas quais manter um blog terá um grande impacto na sua carreira e vida se você estiver preparado para iniciar a jornada de criar e publicar:

1. Blogs refinam seus pensamentos

Sentar e destilar ideias e insights em sentenças e parágrafos estruturados é uma arte. Debater-se sobre essas palavras produzirá clareza sobre as nuvens. Faça disso uma prática diária, e a magia acontece.

2. Blogs recompensam o criador

Criar é uma coisa, mas publicar é outra. Estar disposto a colocar suas ideias em público exige bravura e uma disposição para ficar vulnerável. Dúvidas podem paralizá-lo:

  • Por que alguém iria gostar de ler sobre minhas ideias?
  • Não tenho nada de novo a dizer.

Ultrapasse os seus medos e publique suas criações. Recompensas virão. 

3. Blogs amplificam sua humanidade

Um blog amplificado por redes sociais por meio de interfaces de simples utilização representam a interseção entre a humanidade e a tecnologia. Trata-se da extensão e da amplificação da sua singularidade, da sua criatividade e do seu conteúdo para sete bilhões de pessoas.

4. Blogs nos conectam com nossas tribos

Tribos não são mais conexões locais, mas globais, compartilhando interesses e paixões. Blogs aprimorados por publicações no Twitter e comunidades on-line permitem a conexão com essas tribos globais… em tempo real.

Conexões com comunidades globais proveem insights e redes que podem acelerar o processo de aprendizado, oportunidades e sucesso.

5. Blogs dão voz aos introvertidos

O livro de Susan Cain, Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking, ilustra uma nova oportunidade. O introvertido agora possui voz. É estimado que 50% de nós pertence a essa categoria. Se você sente que o blog pode ser sua plataforma para falar ao mundo, deixe sua personalidade brilhar e ser escutada.

6. Blogs recompensam os publicadores da nova geração

Blogs são revistas on-line, livros e recursos, tudo isso em um único lugar.

Um portal para expressão, aprendizado e publicação, o blog valida seu conteúdo criativo quantificando atenção por meio de retweets, comentários e compartilhamentos.

7. Blogs abraçam os experimentadores

Na era da impressão, cometer erros era caro e consumia tempo. Com plataformas de publicação on-line, é possível experimentar em tempo real e sem risco financeiro.

8. Blogs aceleram a descoberta

A web social permite criar conteúdo para ultrapassar as clássicas funções exercidas por editores. O que levava anos ou décadas para alcançar atenção suficiente pode ser feito em semanas e meses.

9. Blogs abrem um mundo sem fronteiras

Oportunidade no passado era normalmente limitada à localidade. Hoje, as plataformas on-line eliminam a restrição geográfica.

Você se desenvolverá

Esforços consistentes e regulares na criação e publicação on-line representam uma incrível jornada de autodescoberta e amadurecimento. Será um potencializador de carreira e de mudanças na vida. Permita-se vulnerabilidade e erros, mas persista.

Só é preciso começar.

 

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não refletindo a opinião da IInterativa.


Jeff Bullas (20 Posts)

Jeff Bullas é formado em Comércio e Economia pela Avondale College. É consultor, instrutor, mentor e palestrante e trabalha com empresas e executivos para otimizar suas presenças online por meio do uso de canais de mídia social e outras tecnologias web e móveis.



Comentários no Facebook