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3 maneiras criativas de gerar leads com o Instagram

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Interessado em gerar bons leads para a sua marca?

Você provavelmente está usando as plataformas de mídias sociais para alcançar uma nova audiência e gerar novos leads. Mas você já tentou utilizar marketing no seu Instagram para alcançar mais leads?

Você pode estar usando a plataforma para engajar uma audiência existente, mas, com 500 milhões de usuários ativos mensalmente, o Instagram pode ser o canal ideal para gerar novos leads.

Então, como exatamente você pode seduzir novos usuários e gerar bons leads através do Instagram?

Aqui estão algumas das dicas mais efetivas para ajudá-lo:

#1 Segmentar e fazer retargeting: 

Segmentar usuários é parte essencial das propagandas em redes sociais. Isso permite que você utilize a maior parte da sua verba publicitária para atrair somente aqueles usuários que estão predispostos a se interessar por seus produtos.

Para o Instagram, você pode usar o Pixel ou o Públicos Semelhantes, do Facebook, para fazer uma segmentação com base nos atributos similares que existem em seus consumidores.

 Criar LookAlike

Essa característica ajuda a atingir efetivamente potenciais leads através da publicidade no Instagram, garantindo que seu anúncio seja visto por usuários que podem se interessar pelo que você tem a oferecer.

Mas, às vezes, pode ser preciso fazer uma listagem mais curta dos tipos de usuários que você está segmentando para aumentar a eficácia de sua campanha. Nesse caso, você pode usar o retargeting para vender a sua marca ou produto para uma audiência que já apresentou interesse no que você tem a oferecer.

O Pixel, do Facebook, permite que você aumente a qualidade dos seus leads redirecionando os usuários para o seu anúncio no Instagram. Criando uma audiência customizada, você pode segmentar seu anúncio para pessoas que visitaram seu site, visualizaram produtos, ou abandonaram seus carrinhos de compras.

 Criar Audience

Com uma estratégia de retargeting efetiva, a empresa de produtos naturais iHerb foi capaz de usar o Instagram Ads para converter usuários que abandonavam o carrinho de compras e visitantes da página em leads. A companhia incorporou o Pixel em suas páginas do site e, então, pôde segmentar usuários que mostraram interesse nos produtos.

Utilizando essa ferramenta, eles apresentaram um anúncio no Instagram para usuários baseando-se nos produtos em que eles demonstraram interesse – se apenas visualizaram o produto ou se abandonaram a compra.

 iHerb

Como resultado dessa campanha de retargeting, a empresa conseguiu diminuir seu custo por compra em 80%, devido à alta qualidade dos leads. Seu retorno sobre investimento (ROI) em anúncios aumentou 200 vezes entre aqueles que abandonaram o carrinho de compras e 36 vezes entre os visitantes do site.

Então, primeiramente, apresente seus anúncios no Instagram para um público-alvo demográfico que seja susceptível a estar interessado em seus produtos ou serviços. Essa é a primeira etapa da campanha. Depois, use o retargeting para usuários que definitivamente demonstraram interesse no produto clicando no seu anúncio e visualizando-o, ou até mesmo adicionando o item ao carrinho de compras.

#2 Humanize a sua marca

Outra tática efetiva de gerar leads através do Instagram é colocar uma face humana em sua marca. Consumidores estão cansados de mensagens de vendas e publicidade “descarada”. Eles querem interações reais e uma relação genuína com a marca. E o Instagram oferece o poder para fazer isso adicionando um toque mais humano e pessoal em suas interações com os seguidores.

Quando você humaniza a sua marca, pode ganhar a confiança de seu consumidor e convertê-lo em lead. Você pode, também, conquistar a lealdade de clientes já existentes e demais seguidores. Então, de qualquer forma, você sai ganhando. Em vez de criar apenas posts sobre seus produtos, use o Instagram como um canal para construir relações com o seu público.

Piebox regularmente compartilha imagens dos bastidores da empresa. Eles atualizam seus usuários sobre o que está acontecendo e colocam um toque humano na conta do Instagram.

 Piebox

Eles até usam o Instagram para contar a história da empresa, o que os ajuda a humanizar a marca.

No print abaixo, eles compartilham uma foto antiga com a hastag #tbt e mostram o que costumavam utilizar quando faziam seus produtos na garagem. Você pode ver comentários que variam entre consumidores atuais e potenciais que questionam sobre seus produtos.

 Piebox 2

Se você postar coisas divertidas e piadas ou apresentar cenas dos bastidores da produção, o objetivo é gerar interações reais e genuínas. Você pode até contar a história da sua empresa ou tirar algum tempo para apreciar pessoas por trás da marca. Qualquer coisa que faça, o objetivo é fazer as pessoas saberem que existem pessoas reais por trás da empresa e, então, você pode fazer a marca se aproximar.

#3 Conte histórias reais de fãs

Você fortalece a autenticidade da marca quando fãs retornam por você. E quando pessoas reais estão respondendo por você, há uma ótima chance de construir confiança com uma nova audiência.

Você, finalmente, seduz essa nova audiência e a transforma em potenciais consumidores. Você pode usar a conta do Instagram para contar histórias reais de consumidores e como o seu produto ou serviço fez a diferença em suas vidas.

Tom’s of Maine é um excelente exemplo de uma marca que conta histórias de fãs através do Instagram. A marca compartilha regularmente imagens de clientes com uma legenda contando uma pequena história sobre como os produtos da Tom os ajudaram.

 Tom's of Maine

Essas histórias servem como uma espécie de publicidade mais genuína e com um toque mais humano. Você estará compartilhando histórias reais de pessoas que tiveram benefícios com o seu produto ou serviço, então, potenciais consumidores poderão ver que você não está apenas se gabando.

Considere essas histórias de fãs no Instagram como reviews combinados com storytelling, o que irá ajudá-lo a atrair leads.

Envolva

Existem inúmeras coisas que você pode fazer no Instagram para atrair leads de boa qualidade; essas são apenas três delas. Então, você tem uma boa ideia sobre o que fazer para seduzir seu público-alvo e influenciá-lo a seguir em frente e comprar. Você pode direcionar sua audiência para o seu anúncio no Instagram para gerar conversões a custos mínimos.

Você pode, também, colocar um toque de humanidade em suas interações com os fãs e contar histórias reais sobre como seus consumidores se beneficiaram com seus produtos com o objetivo de passar confiança para a nova audiência. Todas essas táticas eventualmente o ajudam a gerar bons leads com grande potencial de se transformarem em clientes.

Como você está usando o Instagram para gerar leads? Conte suas experiências nos comentários.

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não refletindo a opinião da IInterativa.


Jeff Bullas (20 Posts)

Jeff Bullas é formado em Comércio e Economia pela Avondale College. É consultor, instrutor, mentor e palestrante e trabalha com empresas e executivos para otimizar suas presenças online por meio do uso de canais de mídia social e outras tecnologias web e móveis.



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