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20 coisas para se lembrar ao escrever o post perfeito para o seu blog

O Marketing tem tantas subdivisões que, às vezes, fica difícil acompanhar.

Marketing de conteúdo, uma das vertentes mais incompreendidas, é complicado e, ao mesmo tempo, simples..

“O que há de tão complicado nisso?”, você pergunta. É só escrever…

Não. Nem todo mundo consegue escrever algo para seus leitores que os leve a curtir/seguir você nas redes sociais.

Você não está escrevendo um trabalho de colégio. Você está escrevendo para uma audiência significativamente maior que o seu professor universitário chato. Você quer mantê-los envolvidos com o seu trabalho. Diferentemente do seu professor, este público pode (e vai) sair do seu site mais rápido do que você possa dizer “Engajamento da audiência”, se eles não o acharem interessante o suficiente.

Meu ponto é simples e óbvio: se você realmente quer tornar o seu conteúdo mais convidativo, envolvente e amigável, você deve escrever seus artigos de acordo com o perfil do público.

Marketing de conteúdo pode aumentar sua visibilidade online e gerar leads para você em um curto espaço de tempo – Mas você precisa fazer isso corretamente.

Aqui estão 20 coisas que você precisa considerar quando for escrever o seu próximo post:

 

1.    Títulos cativantes

Aqui está o que David Oglivy tem a dizer sobre títulos:

Em média, cinco vezes mais pessoas leem apenas o título e não o conteúdo do texto. Quando você tiver escrito um título, você terá gasto 80 centavos.

Quem somos nós para discordarmos do pai da publicidade, não é?

O título do seu post precisa ser criativo e atraente. É isso que garante a atenção do leitor à primeira vista e o leva a ler o seu texto. Escrever um título que conquiste a atenção do leitor é uma habilidade delicada.

Se você quer criar títulos fascinantes, primeiro eve entender o conceito do seu blog e, então, escrever um título que passe a mensagem desejada e, ao mesmo tempo, influencie o seu leitor alvo. Você pode encontrar algumas dicas ótimas aqui também.

Moral da história: Você precisa ser curto e impetuoso, algo que chame a atenção do leitor e o atraia a dar uma olhada no material completo.

 

2.    Escreva subtítulos

Você não pode espremer todo o seu conteúdo em 5-10 palavras no título. É aí que os subtítulos entram.

Pode utilizar o subtítulo para começar, terminar ou explicar (em poucas palavras) o que trata o seu conteúdo. A atenção pode ser conquistada pelo título, mas o interesse é gerado pelo subtítulo.

Bônus: Palavras-chaves amigáveis ao subtítulo dão mais visibilidade para o seu conteúdo nos mecanismos de busca.

 

3.    Brinque com as palavras

Sou um grande apoiador do KISS (“Keep it simple, stupid”, ou “Seja simples, estúpido”) e farei o que for possível para evitar jargões ou palavras rebuscadas. Se ninguém entende o que você está dizendo, você falhou com a proposta do marketing de conteúdo.

Simplifique, use palavras simples para explicar. É claro que você pode utilizar jargões, mas somente onde ele for necessário. Nas demais ocasiões, seja breve e simples, a menos que o contexto (ou o conteúdo) exija palavras técnicas e grandes explicações.

 

4.    Crie listas 

Crie listas

Artigos são coisas do passado. Agora, todos estão escrevendo listas.

Faça o post ser de fácil entendimento ao usar listas numeradas ou marcadores (bullet points). Isso ajuda as pessoas a lerem os textos e encontrarem a informação que procuram rapidamente, sem muito esforço.

 

5.    Utilize pontuações adequadas

Use pontuação

Utilize pontos finais, vírgulas, dois pontos e traços para dividir o texto em pequenos blocos de informações que façam sentido.

Se você não tem certeza sobre a pontuação, utilize frases curtas e fáceis de digerir. Conforme você for ganhando experiência em escrita, pode aumentar suas frases e “quebra-las” utilizando vírgulas.

Ao “quebrar” longas frases, você pode tornar seus posts atraentes e informativos. Certifique-se de fornecer aos seus leitores a informação desejada de uma forma mais fácil.

 

6.    Tente manter as colunas estreitas

Na era do mobile, nós, como leitores, estamos mais acostumamos a ler de cima para baixo do que da esquerda para a direita.

Se você está utilizando um layout do WordPress ou Blogger com uma coluna específica para conteúdo, seria melhor selecionar um novo layout, ou ajustar a largura da coluna. Você pode utilizar 80 caracteres ou menos na largura para tornar o seu post mais estreito.

 

7.    Teste a tipografia

Tipografia

Fontes cursivas são lindas. Mas se você escrever um artigo sobre, digamos, a contribuição de Shakespeare nesse tipo de fonte, prepare-se para uma nota baixa. Independentemente do que você escreveu, você será mal avaliado.

O que aprendemos com essa lição (hipotética): na web, não é diferente. Enquanto você pode e deve fazer de tudo para exibir orgulhosamente a personalidade da sua marca, mantenha as fontes e caracteres legíveis. Fontes sem serifa são mais fáceis de ler em telas, e, claro, há outras. Muitos dos principais blogueiros usam a fonte sem serifa “Roboto”, que foi criada para facilitar a leitura.

Lembrem-se, blogueiros: Teste a legibilidade das suas fontes.

 

8.    Fontes envolventes em tamanhos grandes

Escolha um tamanho grande para a fonte enquanto estiver escrevendo o seu próximo post. É difícil ler online com letras pequenas. Então, é melhor que sejam maiores.

Confira alguns dos seus blogs favoritos e compare o tamanho da fonte que eles usam e, então, decida a que melhor funciona para os seus potenciais leitores.

 

9.    Use negrito, baby 

Negrito

Conquiste a atenção dos seus leitores utilizando negrito em seus posts. Mas faça isso estrategicamente. Escrever um parágrafo inteiro em negrito tornará o seu blog ineficaz. Mas utilizar esta ferramenta para destacar algumas frases importantes é uma técnica engenhosa de formatação que dará ênfase a coisas que você queira reforçar na mente de seus leitores.

 

10.    Dê uma chance ao itálico (com moderação)

Itálico é uma ótima maneira de dar ênfase a algum ponto ou a uma questão de forma mais discreta que o negrito. Mas não exagere, porque, depois de um tempo, um texto em itálico cansa a vista.

 

11.    Não esqueça o capslock

Não tenha medo de inserir palavras inteiras em letras maiúsculas, de vez em quando. Elas SALTAM da página em direção aos seus leitores.

 

12.    Conte uma história

Toda história tem três partes principais: o começo, o meio e o fim.

Então, você pode começar com a introdução, depois a informação principal e então termine o post com uma conclusão. Isso lhe dará um formato apropriado para um post de blog e permite que seus leitores consumam aquela informação mais facilmente.

Tente tornar o seu blog mais tentador para que os seus leitores anseiem por mais conteúdo.

 

13.    Mantenha a atenção com algum suspense

Suspense basicamente constrói uma ponte no seu artigo, blog ou podcast utilizando emoções. Esse artifício dentro do seu conteúdo encoraja o leitor a continuar a leitura.

Afinal, nós nos engajamos com base na emoção.

 

14.    Utilize imagens

use imagens

Imagens visualmente atraentes sempre atrairão mais leitores para o seu post. Imagens notáveis em um post dão ênfase à sua mensagem e capturam a atenção do leitor. Será divertido usar imagens para quebrar um conteúdo longo em parágrafos mais leves.

Ler posts inteiramente textuais é chato e cansativo – então, aí estão pontos de bônus para imagens relevantes que adicionem algo à “história” do seu conteúdo.

 

15.    Use gráficos

use gráficos

Gráficos podem ser uma ferramenta essencial para profissionais de marketing de conteúdo que atuam em indústrias técnicas ou que lidam com muitos dados. A visualização dos dados pode quebrar a monotonia de artigos ‘secos’ e aumentar as chances de compartilhamento.

Criando gráficos, você adiciona interesse visual significativo e fundamenta o post.

 

16.    Parágrafos curtos deixam o conteúdo mais interessante

Não é necessário aplicar regras tradicionais de redação ao elaborar o post de blog perfeito. Ao invés de escrever longas frases, você pode dividir o seu post em parágrafos curtos, pois permite que o visitante visualize os pontos importantes rapidamente.

Se você dividir um longo conteúdo em partes, você envolverá mais leitores.

 

17.    Utilize espaços em branco

Espaço em branco é basicamente o vazio entre os caracteres, linhas e parágrafos do seu blog. A utilização adequada desse espaço ajuda a prevenir que o leitor se perca durante a leitura caso se distraia por algum momento.

Isso permite ao leitor processar a informação, dar um descanso à vista e manter-se envolvido com o conteúdo.

 

18.    Tenha atenção ao seu background

A cor de fundo do seu blog deve contrastar com a cor do texto, porque o herói do seu blog é o CONTEÚDO.

A melhor combinação é um texto de cor escura e vibrante em um fundo claro.

Um fundo branco é simples e menos suscetível a causar distrações.

 

19.    Utilize textos destacados

Apresente o propósito dos seus posts, especialmente os pontos importantes, com boxes de texto (como blocos de citações). Isso trará mais seriedade ao que você tem a dizer.

Textos destacados podem ser irritantes aos leitores. Então, utilize-as com moderação.

 

20.    Encerre o post com estilo

Você se lembra do final de todos os grandes filmes de terror?

O objetivo principal de um texto é levar o leitor para uma volta interessante e informativa até o final do post. Tente encerrar o conteúdo com estilo, então você pode dirigir a mensagem ao público da forma mais empolgante possível.

O encerramento do post determina as reações e emoções das pessoas após ler o seu conteúdo. Você pode deixá-los pensativos, ansiosos, em suspense, e muito mais, apenas com algumas palavras no final do seu texto.

Encerrando

“Somos todos loucos aqui. ”

Sim, isso foi um trecho do famoso livro de Lewis Carrolls, Alice no País das Maravilhas, mas certamente você pode encontrar similaridades entre uma toca de coelho e vasto (e louco!) mundo virtual. Vamos lá!

A internet é a casa da mãe joana e você está tentando ser ouvido (desculpe, lido) em meio a todo este barulho. Um texto bem escrito com conteúdo legal está tentando se destacar da multidão. E, uma vez que os olhos estão sobre você, o seu conteúdo irá determinar quanto tempo eles continuarão lá.

Garanta que seus textos sejam bem escritos e mantenha os holofotes sempre sobre você.


Jeff Bullas (20 Posts)

Jeff Bullas é formado em Comércio e Economia pela Avondale College. É consultor, instrutor, mentor e palestrante e trabalha com empresas e executivos para otimizar suas presenças online por meio do uso de canais de mídia social e outras tecnologias web e móveis.



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