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As 10 melhores campanhas no Facebook

Muitas campanhas de marketing no Facebook parecem seguir um clima de caridade e ternura, conforme as marcas percebem que resolver problemas e ajudar os necessitados pode ser uma tática de marketing muito eficaz.

Três das campanhas de Facebook contidas nesta lista têm razões altruístas por trás de suas intenções, desde doar US$ 500.000 cada para 20 escolas até angariar fundos para a Fundação Make-a-Wish.

Os objetivos de marketing para as páginas do Facebook variam, mas muitas vezes o simples objetivo de aumentar a quantidade de fãs parece estar no topo das prioridades, conforme as marcas perceberam muito rapidamente que ser capaz de se comunicar com mil ou mesmo milhões de fãs através de uma simples atualização de status é muito eficiente. As empresas também perceberam que a principal razão de boa parte das pessoas se tornarem fãs não possui motivação tão caridosa, mas trata-se, sim, de ter acesso a ofertas especiais e brindes.

As dez melhores campanhas do Facebook

  1. Kohl

    Em 2012, a loja de departamento Kohl destinou US$ 10 milhões para diversas escolas selecionadas através dos votos de seus fãs no Facebook. Foi uma excelente campanha promocional, com as 20 escolas mais votadas recebendo 500 mil dólares cada. A página da Kohl no Facebook disparou para bem mais de um milhão de fãs, e as escolas vencedoras computaram mais de 100.000 votos. A Kohl marcou um golaço com esta campanha centrada em torno da rede social, e fez um excelente trabalho utilizando táticas de mídia social para ajudar nos seus esforços de responsabilidade social.

    10 Best Facebook Campaigns Kohl
  2.  

  3. Target

    Em fevereiro de 2015, a famosa loja de departamentos Target deixou a cargo de seu público a opção da entidade para onde doar US$ 1 milhão. A companhia usou uma aplicação chamada “Super Love Sender“, mantendo seus fãs atualizados em tempo real sobre a instituição em vantagem na votação. Ao final, venceu o St. Jude Children’s Research Hospital. A excelente campanha foi um completo sucesso, criando um boom na fan page da empresa.

    10 Best Facebook Campaigns Target
  4.  

  5. Ford Explorer

    O ano de 2010 testemunhou mudanças nas técnicas promocionais da Ford, conforme a marca começou a preparar campanhas para as redes sociais – e seus responsáveis realmente ultrapassaram fronteiras com ideias inovadoras. Lançando boatos, eles levaram o público até um evento no Facebook revelando Ford Explorer 2011. Foi a primeira vez em que uma companhia de carros utilizou um website para revelar seu novo modelo no lugar de um Auto Show. A Ford também foi adiante, selecionando ao acaso um de seus mais de 50 milhões de fãs pelo mundo para ganhar um Explorer gratuitamente.

    10 Best Facebook Campaigns Ford Explorer
  6.  

  7. Jack In The Box 

    A popular cadeia de fast-food Jack In The Box – e seu mascote ligeiramente assustador – acrescentou um níquel em um jarro imaginário para cada novo fã acumulado no Facebook em seu evento October Rich Fan Sweepstakes. Começaram com US$ 2.000 e, um mês depois, um fã aleatoriamente escolhido recebeu US$ 11.500, valor acumulado no recipiente virtual. Não é necessário dizer que dinheiro dado é um dos melhores e mais fáceis métodos para adquirir novos fãs nas redes sociais. Foi uma campanha certamente criativa, ao passo que auxiliou o grupo a obter um aumento expressivo no seu número de fãs.

    10 Best Facebook Campaigns Jack in the box
  8.  

  9. Bing e Farmville

    Pouco antes do início inverno, a página da Microsoft no Facebook para o Bing lançou uma campanha que ajudou o grupo a atingir a marca de meio milhão de fãs. Para todos os fãs que clicassem no botão de curtir, o mecanismo de buscas entregava uma moeda de FarmVille. O Bing obteve bastante tráfego em pouco tempo, mas o engajamento foi negligenciado. A página da Microsoft respondeu fazendo de si própria um ponto-chave de encontro, com a criação do jogo Zynga, desenvolvido especialmente para seus fãs.

    10 Best Facebook Campaigns Bing  
  10.  

  11. Papa Johns

    A pizzaria Papa Johns promoveu sua famosa competição especial utilizando a maior rede social da web, criando um buzz e um aumento imediato no número de fãs como resultado. O evento testou os fãs da marca no Facebook, incitando-os a criarem uma nova pizza para que a rede de pizzarias a lançasse. O vencedor também teve direito a uma parte dos lucros, o que não nos deixa dúvidas ou causa surpresas quanto ao seu sucesso em sua fan page.

    10 Best Facebook Campaigns Papa Johns
  12.  

  13. Southwest Airlines 

    Formar uma lista sem que nela conste uma companhia que utilizou o Facebook Places em uma campanha na rede social não seria justo. A Southwest, em parceria com a Fundação Make a Wish, realizou uma promoção de caridade de grande porte e excelência, com a linha área doando um dólar para a organização a cada passageiro realizando check-in em um aeroporto servido. A campanha foi um grande sucesso e rendeu um milhão de fãs na fan page da empresa.10 Best Facebook Campaigns Southwest

  14. Kellogg’s 

    Uma das companhias de cereais mais famosas do mundo, a Kellogg’s, com a Feeding America, trouxe à luz a página Kellogg Cares. Rápido sucesso no número de fãs, a página privilegiou um conteúdo focado em interatividade. O objetivo era educar as gerações mais jovens em nutrição apropriada através de postagens e vídeos. A Kellogg’s utilizou o Facebook de maneira extremamente humanitária, mas de olho em um indicador bastante particular.

    10 Best Facebook Campaigns Kellog Cares
     

  15. Domino’s 

    A Domino’s Pizza remontou sua imagem através de inúmeras campanhas, e com foco pesado em redes sociais. Percebendo que o sabor de sua pizza se assemelhava ao de cartolina, ela começou a utilizar o Facebook para ouvir os fãs a respeito de suas opiniões. Independentemente de qualquer opinião sobre se as novas pizzas realmente melhoraram, seu uso do Facebook para ouvir opiniões fãs foi uma ótima maneira de começar a melhorar a imagem de deterioração que foi inicialmente ligada à sua marca. A Domino’s continua a ser extremamente interativa com as respostas na página, oferecendo respostas e atualizações aos fãs.

    10 Best Facebook Campaigns Dominos
     

  16. Corona 

    A campanha cross-media da Corona Light incluiu um prêmio para a cerveja light preferida da América. Uma das partes mais notáveis da ação ocorreu no Facebook, com a aquisição de fãs na fan page da marca, com os usuários retratados nas luzes brilhantes da Time Square nova iorquina. A campanha foi um grande sucesso de mídias sociais no sentido de que obteve fãs interagindo e espalhando a história.

    10 Best Facebook Campaigns Corona

 

Então, que campanha de marketing no Facebook você viu recentemente que o impressionou? Comente!

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não refletindo a opinião da IInterativa.


Jeff Bullas (20 Posts)

Jeff Bullas é formado em Comércio e Economia pela Avondale College. É consultor, instrutor, mentor e palestrante e trabalha com empresas e executivos para otimizar suas presenças online por meio do uso de canais de mídia social e outras tecnologias web e móveis.



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