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10 Habilidades essenciais para um gerente de mídias sociais

Há apenas dez anos, o papel de gerente de mídias sociais não era ao menos um emprego ou uma carreira. Eu não existia. O Facebook mal tinha um ano e era apenas um modo pelo qual alguns estudantes se conectavam uns aos outros. O termo “marketing de mídias sociais” não estava no léxico.

Avançando rapidamente uma década, agora toda organização deve manter um gerente de mídias sociais, seja em tempo parcial ou integral. O gerente de mídias sociais precisa agir como um malabarista em um circo, mantendo muitas bolas girando no ar, deixando-as cair em segurança. Isso requer um conjunto de habilidades que signifiquem gerenciar muitas partes em movimento. Técnico, analítico, criativo e com um bocado de projetos lançados. Já ouviu falar no termo “nerd ninja”?

Então, como é a vida de um gerente de mídias sociais?

 

É um trabalho de 24/7. Significa monitorar, gerenciar, atualizar e se manter inspirado por clientes e outras fontes. Significa estar sempre nas comunidades da marca. Envolve ser criativo como um artista, mas também aprender a ser um cientista de dados. Em tempos digitais, os nerds devem mesmo herdar a terra.

Habilidades essenciais para um gerente de mídias sociais

      1. Planejamento estratégico

        É preciso entender o grande cenário. Saber como pesquisa, conteúdo e mídias sociais trabalham juntos. É preciso estabelecer metas, definir o público-alvo e conhecer as plataformas que auxiliarão a medir esforços. Saber as ferramentas certas é fundamental, pois o marketing de mídias sociais é complicado.

      2. Táticas e execução

        A execução tática é senhora do sucesso no dia a dia de qualquer gerente de mídias sociais. Significa que é preciso atentar para os menores detalhes ou entender quem é preciso contratar para manter a execução diária minuciosa das táticas requeridas.

      3. Gerenciamento de comunidades

        Mídias sociais é sobre criar, observar e responder a conversas com a comunidade da sua marca. Monitorar tweets, responder postagens no Facebook e se engajar com os embaixadores da marca (brand advocates). Também significa saber como responder aos “trolls” e aos feedbacks negativos. É um serviço parte relações públicas, parte senso comum.

      4. Compreensão sobre como o conteúdo funciona na web social

        As mídias sociais entregam e amplificam o conteúdo, tanto da marca quanto de sua comunidade. O gerente de mídias sociais precisa saber que conteúdo funciona ou não nas redes. Isso também significa compreender que formatos – texto, vídeo, imagem, podcast – ressonam no seu nicho. É necessário saber como fazer o conteúdo se mover e talvez se tornar viral por Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, entre outras.

      5. Aprimoramento de conteúdo e tecnologia

        A web social é um ecossistema de pesquisa, mobilidade e conteúdo. Ter a certeza de saber como guiar um consumidor em um funil de vendas através de descoberta, engajamento e, por fim, a venda em si; isso requer um conjunto de habilidades específicas:

          • Entender o essencial para otimizar conteúdo para o SEO, de modo que os mecanismos de pesquisa pontuem alto as suas palavras-chave e frases no Google;
          • Converter tráfico quando ele atingir as landing pages, de modo que os usuários se registrem em webinars, baixem e-books e compartilhem conteúdo no Facebook.
      6. Mentalidade criativa

        Marketing de mídias sociais envolve a compreensão dos processos criativos que proveem conteúdo criativo, capaz de engajar o consumidor, tocando suas emoções, não apenas suas mentes. O gerente de mídias sociais não deve subestimar a importância do conteúdo visual criativo, mantendo-se disposto a experimentar. Artistas sempre testam e ultrapassam seus limites.

      7. Habilidade escrita

        Imagens são essenciais na web visual e fotos de gatos, bebês e humor são importantes. Mas a grande escrita e o seu funcionamento no ambiente online também são fundamentais. Ela inclui:

          • A arte e ciência de escrever headlines;
          • Escrever introduções engajadoras;
          • Estruturar o texto para fácil leitura on-line. Os leitores realizam leituras seletivas, então isso significa subtítulos, uso de bullets e numerações.
      8. Sempre no topo dos últimos tópicos sobre marketing digital

        Mídias sociais não são uma singularidade. A web social é feita da interseção de tópicos conforme ela amadurece e evolui. Significa compreender o seguinte:

          • A ascensão e o papel da mobilidade;
          • A emergência do “play to play” com a redução do Facebook em sua busca orgânica;
          • A ascensão do marketing visual – Instagram – e um Twitter buscando muito mais por um feed visual pontuado em 140 caracteres.
      9. Habilidade analítica

        Quando as mídias sociais começaram, não havia ferramentas para medir o impacto das campanhas e iniciativas de marketing nelas. Não havia ferramentas analíticas no Facebook ou no Twitter.
        Via-se o que funcionava por monitoramento negligente, mais por arte que por ciência.
        Agora, podemos medir tudo e em tempo real. Hoje, é possível mensurar até o sentimento.
        Em 2015, está virando mais ciência que arte.

      10. Habilidade para liderança e comunicação

        Manter a gerência informada, a equipe motivada e os clientes excitados e engajados significa saber a arte da comunicação. Isso inclui apresentar habilidades tanto faladas quanto escritas. Um gerente de mídias sociais precisa gerenciar! Isso significa que ele precisa ser um líder.

 

[Créditos da imagem em destaque: Shutterstock.com]

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não refletindo a opinião da IInterativa.


Jeff Bullas (20 Posts)

Jeff Bullas é formado em Comércio e Economia pela Avondale College. É consultor, instrutor, mentor e palestrante e trabalha com empresas e executivos para otimizar suas presenças online por meio do uso de canais de mídia social e outras tecnologias web e móveis.



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